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Será que SEO funciona mesmo? Ou é só historinha?

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Será que SEO funciona mesmo? Ou é só historinha?

Você já deve ter ouvido falar no termo SEO (Search Engine Optimization – ou, também conhecido como otimização para motores de busca), não é? Mas será que funciona mesmo ou é só mais uma historinha?

Já adiantando: o SEO representa um trabalho que pode alavancar – E MUITO! – os resultados do seu negócio, independentemente do tamanho ou segmento.

É importante ressaltar que o recurso pode ser um diferencial enorme comparado às outras empresas. No mundo corporativo, onde existem inúmeros tipos de atração de clientes, ser visto se torna cada dia mais difícil e por isso, é preciso otimizar as estratégias para ganhar destaque!

No entanto, ainda é bem comum as pessoas se perguntarem sobre a real função do SEO e como funciona. Você é um deles? Se ainda não conhece tanto ou não faz ideia dos resultados impressionantes que esse conceito pode te levar, não tem problema! Estamos aqui para sanar todas as suas dúvidas! 😉

Vamos por partes: O que é SEO?

Quando você está com dúvida em alguma questão e deseja obter respostas rápidas, onde você consegue encontra-las? Ou melhor: onde você as procura? É bem provável que você tenha pensado no Google, Yahoo! ou Bing, correto?

E esses mecanismos de buscas possuem critérios específicos para definir quais são “os melhores sites” para te auxiliar naquele momento. Eles definem – na verdade, te conduzem! – ao caminho que, pra eles, representa melhor clareza nas informações.

Quando falamos que eles te conduzem aos “melhores sites”, é isso mesmo, bem entre aspas, pois não necessariamente trata-se do melhor conteúdo, mas sim, aquele que teve uma clareza diferente – aos olhos dos buscadores – comparada aos demais.

Existem conteúdos excepcionais que não estão na primeira página do buscador, mas nós procuramos por esses conteúdos? SABEMOS QUE NÃO. Queremos rapidez, não vamos ficar procurando página por página. E é por isso que precisamos, saber conversar com o buscador, além de fazer um excelente growth content, afinal, um sem o outro não adianta de nada! 😉

E é aí que o SEO entra na jogada! O conceito é um conjunto de estratégias de otimização de sites para que sejam entendidos pelos motores de busca com mais facilidade. Ele faz com que o seu conteúdo ganhe relevância nas buscas orgânicas e o seu objetivo principal está em obter maior visibilidade dentro desse mundão que é a internet.

E isso tudo não é historinha: ele pode SIM te levar ao topo das páginas de resultados orgânicos de pesquisas! Portanto, atualmente, trata-se de um fator essencial para seu negócio.

Entendido! Mas como funciona o SEO? Como ele trabalha?  

Títulos com termos curtos e explicativos, palavras-chave, resumos, conteúdo, estrutura de links, domínios… enfim! Essas técnicas fazem com que seu site ganhe muito mais confiabilidade e usabilidade.

Nisso, aquele robôzinho dos buscadores passa em seu portal, avalia todos os critérios e pensa “será que essa página merece ficar entre as mais relevantes? Ela é útil?” e assim, determina se o seu site deve ou não ficar nas primeiras posições das páginas.

É preciso manter seu site organizado, para que a ferramenta possa enxerga-lo através das buscas orgânicas. Um simples exemplo disso é o seu endereço eletrônico, a URL. O buscador reconhece o termo que a pessoa está procurando e associa a URL. Se a página não possui o termo digitado no endereço, já se trata de menos um ponto.

Resumindo: qual a importância do SEO? Da busca orgânica?

Como já dito, a importância principal do SEO é fazer com que o seu site seja visto de forma orgânica, através de pesquisas e de forma gratuita, ou seja, sem ter um link patrocinado por trás (um link patrocinado significa anunciar essas pesquisas através de um Google Adwords, por exemplo, e pagar para que sejam associadas aos resultados de pesquisas).

Atualmente, com o aumento de pesquisas por produtos (pode reparar, se queremos um sapato novo, por exemplo, criamos o hábito de primeiro pesquisar na internet e depois ir até a loja física – ou às vezes nem ir!), é de extrema importância que o buscador ache o seu site, ache o seu produto com facilidade. Afinal, se o buscador te achar, os clientes também te acham, saca? 😉

“Sem dúvidas, o SEO é uma das partes mais importantes do Marketing Digital. É um trabalho que, apesar de contínuo e de longo prazo, gera reconhecimento gratuito, traz relevância à marca e te força a produzir conteúdos com qualidade e relevância”. Quem diz isso é, nada mais, nada menos, que nossa especialista em SEO, a queridíssima Flávia Rossi.

E quem faz o SEO?

A própria empresa pode fazer o seu SEO ou uma agência terceirizada.

O serviço executado pela própria marca possui a vantagem de serem pessoas que conhecem bem o negócio, sabem como funciona, os pontos fortes e fracos. Por outro lado, é muito raro encontrar uma empresa com profissionais capacitados para fazer o serviço de forma extremamente bem feita – como dever ser! – como a de empresas especialistas no assunto.

Geralmente, envolvem uma pessoa que já possui seus afazeres diários, mas faz o SEO também, como um complemento de suas atividades. E isso pode fazer com que não obtenha os resultados que espera.

É um trabalho minucioso, que precisa de atenção plena. “O SEO deve ser feito sempre, pois não há começo, meio ou fim. A otimização é contínua, todo novo conteúdo deve ser otimizado. Por muitas vezes, até por questões estratégicas, pode haver a necessidade de re-otimizar materiais que já foram mexidos anteriormente”. Ah! Essa Flávia é demais, né? E como ela mesmo disse, SEO é do sempre para todo o sempre!

SEO – Sempre Esteja Otimizado (criei agora esse acróstico!)

Já uma empresa terceirizada, especialista em SEO, possui informações atualizadas sobre os próprios buscadores (que por sinal estão sempre em evolução), sabe de cada ponto a percorrer, cada detalhe a se atentar, além de garantir que terá uma equipe capacitada no assunto, que voltará todos os seus esforços para otimizar o seu site.

Eles oferecem serviços de consultoria ou implementação de SEO e com isso, determinam as estratégias e tudo que for necessário.  

Bom, ficou claro o quão importante é o SEO para uma empresa? É possível aumentar as suas vendas, visualizações, números de leads e entre outros milhões de benefícios!

Você sabia que a Atracto é uma empresa especialista em SEO? Que tal batermos um papo? Com toda certeza temos muito a te oferecer! 😉

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