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Filme institucional: os 5 maiores benefícios de uma produção

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Filme institucional: os 5 maiores benefícios de uma produção

Toda empresa precisa produzir um filme institucional. Eu poderia acabar o texto nessa primeira frase, mas vou fazer essa produção tão completa quanto ela merece ser, até porque eu sei que para muita gente isso é um tabu. E por que um tabu? Porque muitos diretores e gestores acham que o filme institucional é algo caro, complicado, quase que inatingível para empresas de pequeno e médio porte.

Mas é hora de acabar com esse tabu, já que uma produção como essa, quando feita com um pessoal capacitado, não é nada complicada. Quem sabe, descomplica! E não, não é caro, até porque, num trabalho de branding, de fortalecimento de marca, o investimento num filme institucional retorna em forma de novos clientes e, sem dúvida, no aumento de valor e reputação para a empresa.

O filme institucional que (não) dá retorno

Continuando a toada do primeiro parágrafo, vou para uma linha que pode parecer contraditória, mas tem, sim, um tipo de filme institucional que não vale à pena investir: aquele que fantasia a empresa, que enche a empresa de “maquiagem”, que muda toda a rotina do negócio, que enche bancadas para dar volume, que “move montanhas”, tudo isso para o vídeo ficar bonito. Quando fica bonito (tsc).

Também tem aquele padrão — que só de pensar me dá calafrios — no qual o material começa com sorrisos forçados, poses montadas e uma VOZ DE TROVÃO DIZENDO QUE A EMPRESA ESTÁ HÁ 40 ANOS NO MERCADO E É REFERÊNCIA EM BLA BLA BLA BLA… (…) PARA LEVAR ÓTIMOS RESULTADOS PARA VO-CÊ! (ênfase no cê)

Sério, esse é o modelo que se replica desde 1900 e bolinha. E não, não dá resultado. Por quê? Porque é chato! É falso! Hoje, na dinâmica acelerada da internet, para alguém dar atenção a você, é preciso “merecer” o tempo dela. E se eu faço algo exatamente como é feito por 95% de quem já fez, eu estou entrando em jogo para perder, concorda? Perder dinheiro, perder tempo e perder valor!

O filme institucional que dá (sim!) retorno!

Mas, então, Lucas, do que você está falando? Estou falando sobre criatividade, sobre histórias bem contadas, bem feitas, que busquem, em todos os pontos, fugir do lugar comum. Eu, por exemplo, aposto muito na produção de um filme institucional que eu chamo de documentário corporativo.

Tem de ter preocupação com a fotografia, com o roteiro, com a montagem, trilha… Tudo! Nada pode passar batido. É preciso parar e pensar. Discutir e fugir do quadrado. “Mas, Lucas, minha empresa é suuuuuuper conservadora!” Não precisamos desconstruir essa imagem. NÃO! Precisamos contá-la de forma atrativa. E eu aposto com você que até as empresas que por natureza e cultura são “mais quadradas” conseguem demonstrar uma imagem moderna e diferenciada quando contam com um material de alto nível.

Vou dar o exemplo mais recente que eu vivi. Fui chamado (desafiado!) a contar a história da Fercom — uma MEGA indústria de produtos de vedação e isolação, que está há 40 anos no mercado, e sentiu a necessidade de começar a se comunicar de maneira diferente com o mundo e com os seus clientes.

O primeiro passo? Um filme institucional! Minto. O primeiro passo foi outro: um belíssimo roteiro para um filme institucional, que deu uma cara toda especial para a empresa. Veja com seus próprios olhos!
 

Bom, espero que você tenha assistido ao material. Se não viu, tudo bem, te perdoo! xD

No fim das contas, o que eu quero mostrar é a forma ideal de contar uma história para trazer resultados à empresa. Eu teria algumas outras histórias, com vídeos mais curtos, vídeos mais longos, materiais que, não importa o tamanho, foram capazes de renovar empresas Brasil afora. Mas deixo esses exemplos para um outro momento porque preciso prosseguir com o roteiro que preparei para esse material.

E já que prometi no título, vou, agora, listar quais são os 5 maiores benefícios de produzir um filme institucional. Vamos nessa!

1) Um filme institucional dá rosto pro CNPJ

Empresas não têm rosto. Empresas não têm vida. Certo? Errado! Empresas são formadas por pessoas, por histórias. Mas como alguém que está chegando agora vai conhecer a “alma” da companhia se tudo que ela oferece de cartão de visita é uma página com uma lista de produtos?

Como eu disse lá em cima, as pessoas querem histórias. Histórias atraem negócios. Histórias fazem você fechar novas parcerias. 

2) Um filme institucional aumenta o alcance da empresa

Se você ainda não sabe, está na hora de saber… A internet é quase em sua totalidade movida por vídeos. “Ah, mas outro dia vocês escreveram sobre SEO e disseram que é preciso escrever pra caramba para ser rankeado pelo Google!” É verdade, amiguinho! E precisa mesmo. Mas o Google apenas facilita o processo.

É aquela história de que você precisa estar preparado para quando chega a oportunidade, sabe? Pois bem! O SEO, os textos, o Google, tudo vai te jogar lá em cima. Mas o que você vai mostrar? Hoje as pessoas gostariam de ver o que você está mostrando? Um filme institucional atrai mais gente e por mais tempo. Elas vibram com sua marca.

E você vibra por ser motivo de vibração. Sacou?

3) Um filme institucional revela a grandeza do negócio

Se você não assistiu ao vídeo da Fercom, te convido para, mais uma vez, dar o play. Isso porque quando eu falo de grandeza, eu falo de informações verdadeiras que enaltecem pontos cruciais do negócio.

Mais que isso! Eu falo de uma produção audiovisual cinematográfica que faz a empresa mostrar o tamanho da sua alma. Às vezes a empresa pode ser menor, com uma estrutura simples, mas a alma dela é gigante… e quando contamos com a soma de roteiro + produção chegamos a um resultado incrível.

4) Um filme institucional é um investimento que traz muito retorno!

No início do texto eu citei o tabu que envolve a produção de um filme institucional, e falei sobre o fato de que muitos acreditam ser algo caro. Mas, vamos lá… o que é caro para você? Trata-se de preço? Preço apenas? Porque, pra mim, caro é aquilo que não me traz retorno. E um filme institucional tem um ótimo ROI (retorno sobre o investimento).

Primeiro porque aumenta a reputação da marca. E não tem nada mais valioso para uma empresa do que ser um negócio forte no mercado. Segundo porque traz, sim, novos negócios. Isso porque quando aliamos a produção de um filme institucional a uma boa estratégia de marketing digital, fazemos esse material voar alto e trazer grandes frutos à companhia. E isso tudo é provado, ok? Posso te contar uma série de histórias de clientes e parceiros que viram o investimento retornar depois de uma produção dessa. Não é cascata, não. É real! 

Ah, mas cá entre nós… Só entre nós mesmo… Isso ainda traz aquele retorno pro orgulho de ser dono de uma marca que tem um baaaaaita filme institucional como esse! Chega de invejar o vídeo dos outros! xD

5) Um filme institucional engaja todo o seu time

Esse é um benefício incrível que o filme institucional traz para o seu negócio. O seu time se sente ainda mais parte da empresa. Todo mundo gosta de ser reconhecido. E quando o reconhecimento vem em forma de vídeo… “UAU! VOU MANDAR PRA TODA A FAMÍLIA, AMIGOS, COLEGAS…” A pessoa se sente feliz. Se sente parte. E isso é demais.

E, de quebra, a empresa é espalhada por aí. A mensagem que foi contada através do material institucional ganha o mundo. Colaboradores felizes. Empresa reconhecida. Novos clientes. Precisamos de mais alguma coisa?

Agora é a hora de fazer um filme institucional

Sabe aquele clichê do “não deixe para depois… bla bla bla”?! Então, é hora de gravar. É hora de ganhar o mundo. É hora de dar um passo diferente, ousado, com criatividade e certeza de retorno. Luz, câmera… atração!

Que tal fazer um filme institucional?
A Atracto está com os equipamentos preparados para te receber!

 

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