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Conteúdo estratégico: o que é? Quem faz? Por que fazer?

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Conteúdo estratégico: o que é? Quem faz? Por que fazer?

Em meio a tantas estratégias de vendas, não é novidade que o Marketing Digital tem se tornado uma ferramenta poderosíssima para fazer com que um negócio cresça, né? Mas você sabe o por quê? Vamos te dar só uma dica: conteúdo estratégico é o termo-chave para o sucesso! 

 

Atualmente, uma empresa precisa se destacar em meio à multidão, e para isso acontecer, é preciso chamar a atenção, o que não é uma tarefa nada fácil. Pelo contrário! É algo extremamente desafiador para o empreendedor.

 

É preciso oferecer conteúdo de qualidade, conteúdo dos “bãos”. Aquele conteúdo que dá gosto de ler!

 

No entanto, pode parecer óbvio, mas você sabe exatamente o que é um conteúdo de qualidade? Em outras palavras, um conteúdo estratégico? Como fazer? Quem faz? Onde vive? Do que se alimenta? – Hoje, no Globo Rep… na Atracto! XD 

Conteúdo estratégico: um bicho de sete cabeças?

Antes de qualquer coisa: não, não é um bicho de sete cabeças!

 

Um conteúdo estratégico surge pela necessidade em estabelecer uma ligação entre empresa e o mundo (clientes e prospects) através de meios de comunicação. Redes sociais, e-mails, blogs… enfim! É preciso conquistar a confiança. O termo aqui é REPUTAÇÃO. Quando falamos de filme institucional, foi falado sobre isso também.

 

E pra ter reputação, para fazer com que o público confie em você, é preciso produzir bons, ou melhor, ÓTIMOS conteúdos. Conteúdos excepcionais. O Growth Content.

Conteúdo estratégico = Growth Content

Quando começamos a fazer conteúdos aqui na Atracto, percebemos que, num geral, mundo afora, as empresas e os produtores de conteúdo têm algumas fórmulas para “dar resultado”. Fórmula mesmo. Números. Apostas, eu diria. Mas nenhuma fórmula atua sozinha sem que haja uma grande história, um grande conteúdo, um conteúdo estratégico. Afinal, sua empresa só vai ter a reputação que falamos acima, quando se colocar como uma autoridade no que faz, passando MUITA informação real, com base sólida e background comprovado. E quem é autoridade cresce. Growth content é isso… o conteúdo que faz crescer!

Como posso começar a fazer um conteúdo estratégico?

1) A PERSONA: O primeiro passo é o reconhecimento de campo. É preciso saber com quem você quer falar. Afinal, se há estratégia, há público. E se eu quero falar com um certo tipo de pessoa, eu preciso saber exatamente a forma possível de me comunicar. Ou seja, o resumo do primeiro passo para fazer um conteúdo estratégico é desenhar a famosa persona (veja o texto que explicamos certinho o que isso significa).

 

2) A LINGUAGEM: quando eu descubro com quem vou me comunicar, eu, automaticamente, já sei como falar. É diferente falar com um público de CEOs e com um público de analistas. Os termos, a abordagem, a aproximação… é tudo bem específico. Não adianta massificar — a não ser que seja esse seu intuito. Mas quando falamos de conteúdo estratégico, num geral, definimos muito bem o recorte que queremos, justamente para que aquilo tenha um bom resultado. 

 

3) O MEIO DE COMUNICAÇÃO: onde está seu público? Quais as redes sociais que ele usa? Que tal fazer um blog para ter uma rotina de atualização? O seu público vai aceitar? E um canal no Youtube? Vale à pena investir? Enfim, são muitas as perguntas que podemos e precisamos fazer. Fato é que a conclusão deve ser assertiva: depois de tudo listado e respondido, eu sei que “vou me comunicar com meu público em tal lugar”

 

4) O PRODUTOR: todo o caminho trilhado até agora pode parecer simples, mas também é preciso muito conhecimento técnico para construi-lo. Mas sendo bem sincero, é possível fazer com a ajuda do “Santo Google”. Agora o passo fundamental que é a produção em si, aí, mais uma vez usando da sinceridade, é preciso de um especialista. De um produtor. De um roteirista. De um redator. A depender do meio escolhido e do objetivo proposto, você vai precisar do apoio de alguém capacitado e com expertise para criar conteúdos que sejam realmente relevantes e que ataquem de modo a trazer um belo resultado. E adivinha? A Atracto está aqui pra isso! xD

 

Nosso foco é produzir conteúdos que te fazem crescer. Ponto. Não tem bla bla bla. Não tem mimimi. Tem assertividade e qualidade. E pra fazer algo que acerte em cheio o objetivo não tem como fugir disso, sabe? 

 

Pensamos, criamos estratégias e produzimos conteúdos estratégicos que levantam qualquer empresa. Isso é garantido (“ou seu dinheiro de volta”, como dizem as grandes redes varejistas na TV… rs). Brincadeiras à parte, ter um conteúdo estratégico, apostar no growth content, é uma decisão acertada, com retorno garantido! 

 

Quer crescer? Luz, câmera… atração!

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