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Como criar um blog para empresa e por que isso é necessário?

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Como criar um blog para empresa e por que isso é necessário?

Quando os blogs começaram a surgir na internet mais de uma década atrás, eles não passavam de diários online ou amostras de portfólio, na melhor das hipóteses. Porém, esse propósito mudou. Hoje, o blog tornou-se parte de quase todos os aspectos da vida cotidiana, inclusive sendo uma ótima fonte de informação e audiência para empresas de vários segmentos, desde as jornalísticas até as puramente corporativas. Por isso, criar um blog para empresa deve fazer parte da estratégia de uma organização.

 

A necessidade de criar um blog para empresa

Respondendo logo de cara, quando falamos de criar um blog para empresa é porque muitas delas ainda não têm um! Em muitos casos, as corporações acreditam que um site comum e estático é suficiente. Porém, isso simplesmente não é o caso. Não mais! 

Para realmente encontrar o caminho do sucesso e gerar o máximo de lucro possível na internet, toda empresa precisa de um blog. E é fácil perceber a evolução das necessidades e a mudança de mindset.

Dez anos atrás, as pessoas discutiam se uma empresa precisava ou não de um website. Hoje, quase todas as empresas têm um. Com o blog, a ideia ficou no ar por um tempo, até que os negócios começaram a perceber os enormes benefícios e ganhos potenciais que um blog poderia trazer para seus resultados. Criar um blog para empresa passou a ser visto não só como necessário, mas como vantajoso.

 

Criar um blog para empresa… Traz tráfego (e exposição!)

Se você vende produtos ou serviços online, precisa de uma maneira de atrair as pessoas certas para seu site. Um blog é projetado para fazer isso. Apenas o site da sua empresa não dispõe de páginas, palavras e informações suficientes para ter uma classificação realmente alta em vários tipos de motores de busca e pesquisa, como Google, Bing, Yahoo! e outros. Em outras palavras, não é fácil para seus clientes encontrar você apenas com um site.

O blog, portanto, será um ótimo canal para a criação constante de novos posts e páginas com conteúdo relevante. Isso permite que esses motores de busca indexem o conteúdo, lendo as várias frases e palavras-chave, criando assim mais exposição online para você e mais caminhos para o blog trazer tráfego para seu site.

 

Criar um blog para empresa… Alimenta sua estratégia de SEO

SEO (ou Search Engine Optimization) é algo que todas as empresas que têm presença online estão preocupadas (ou deveriam estar) em fazer direito. Como falamos acima, os motores de busca leem o conteúdo e, baseado em métricas próprias, fazem uma valoração desse conteúdo e disponibilizam os resultados em um ranking quando se busca por algum termo específico. E rankings mais altos equivalem a mais tráfego e mais clientes.

Embora o SEO tenha muitas variáveis e regras, o conteúdo sempre será a base dele. Assim, postagens escritas, artigos baseados em imagens, vídeos, tudo isso é necessário para uma sólida estratégia de SEO. 

Criar um blog para empresa, portanto, fornece a plataforma perfeita para criar exposição e classificações para sua marca. E isso faz parte do planejamento estratégico de uma empresa. É o que chamamos de growth content, um conteúdo elaborado para alavancar os negócios.

 

Criar um blog para empresa… Faz de você uma autoridade

As empresas que possuem um blog são vistas como uma autoridade em seu setor. Por que é isso? Ao produzir conteúdo para seu público, você constantemente mergulha profundamente nos aspectos técnicos de seu produto e de sua indústria. Você consegue formar uma verdadeira biblioteca de conteúdo completo para mostrar a profundidade de seu conhecimento.

Ou seja, quando as pessoas querem saber alguma coisa, elas vão a uma fonte que acreditam ser a autoridade sobre um assunto. Mais importante, eles vão para alguém em quem confiam. Se seu blog está repleto de conteúdo informativo de qualidade, isso cria valor para seus leitores, que certamente irão enxergar sua empresa como uma autoridade confiável no setor. Quanto mais você publica um ótimo conteúdo, que informa e ensina seus leitores, mais forte se torna esse efeito.

Dessa forma, criar um blog para empresa faz com que mais e mais pessoas naturalmente sejam atraídas para a sua empresa porque elas o conhecerão como um especialista. Seus leitores que saberão que seu blog é o lugar para encontrar as respostas que estão procurando.

 

Criar um blog para empresa… É crucial para Marketing Digital

Um blog é parte do seu negócio, mas também faz parte de qualquer estratégia de marketing sólida. Um bom conteúdo estrategicamente pensado com técnicas de SEO permite que você seja classificado com mais facilidade e com mais frequência nos motores de busca.

O tráfego que chega ao seu blog te dá a oportunidade de converter leitores em leads. Os vários elementos do seu blog irão trabalhar para esse objetivo. Você ganhará inúmeros novos clientes apenas pelo fato de seu blog existir.

Normalmente, a geração de leads ocorre quando os clientes encontram valor suficiente em sua marca para enviar suas informações ou dar o próximo passo. Isso acontece ao lerem um conteúdo que seja informativo ou que eles simpatizem, por exemplo.

Embora você possa capturar leads nas mídias sociais, seu blog também é um excelente lugar para concentrar as ações de marketing. Existem várias ferramentas para criar formulários de captura de leads de forma sutil, que surgem enquanto as pessoas estão lendo seu conteúdo. 

Assim, seu blog pode se tornar parte integrante do seu funil de vendas e também um local para capturar leads para o marketing por e-mail. E isso já é uma tendência e está em constante evolução!

 

Criar um blog para empresa… Também cria uma comunidade

Ao criar um blog para empresa você permite que a comunicação seja bidirecional com seus clientes. Esse tipo de oportunidade de se envolver e falar diretamente com seu público-alvo não é algo que um simples website pode fazer. Ao permitir comentários e interação, você está convidando esses possíveis clientes a participar da crescente comunidade que você está criando. Isso é engajamento puro!

Interagir com os leitores nos comentários ou nas mídias sociais quando você promove suas postagens é essencial; faz parte do pacote. Ele permite que você troque ideias e as compreenda melhor que nunca. Isso também promove uma ótima experiência do cliente, que certamente irá divulgar sua empresa. E uma recomendação de uma pessoa da sua confiança, que faz o boca-a-boca, é mais efetiva que um simples resultado de busca, não?

Isso também faz parte da estratégia de growth content, que leva em consideração a criação da imagem e da reputação através do conteúdo – e da plataforma, claro!

Contanto que você a mantenha a plataforma atualizada com um fluxo constante de conteúdo e um cronograma consistente, você descobrirá que sua comunidade apoia sua marca por meio do engajamento. Isso se traduz em fortalecimento da marca.
 

Criar um blog para empresa… É informar e fazer RP

Ao se criar um blog para empresa você também cria uma linha direta com o público, sejam clientes, sejam visitantes esporádicos. Você tem a oportunidade de desenvolver uma persona própria que servirá para várias situações, inclusive para fins de comunicação com imprensa ou Relações Públicas (ou RP). Quando você precisa postar um comunicado informativo para a imprensa ou um anúncio qualquer, seja de um lançamento ou uma atividade da empresa, você tem a plataforma para fazer isso acontecer.

Isso também fortalece a marca, criando uma credibilidade, que por sua vez irá consolidar o vínculo criado com clientes e o público mais assíduo. Os valores que a sua empresa incorpora e suporta aparecem quando você escreve posts no blog da empresa. Através do uso de histórias e conteúdo valioso, você pode criar uma imagem que ressoa com seus clientes e com outros formadores de opinião.

 

Conclusão

Criar um blog para empresa é a melhor maneira de desenvolver uma base para o seu marketing, suas relações públicas e sua marca. Entendeu a importância e os benefícios?

E você? Já criou um blog para o seu negócio? Se ainda não, por que não consultar a gente? Veja o que podemos fazer pela sua empresa!
 

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